CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA MAMORÉ REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2020.

por Elzilene Soares Pinheiro publicado 22/11/2019 08h55, última modificação 22/11/2019 10h42

Com o objetivo de dar mais transparência e participação da população novamamorense nas ações do município, a Câmara de Vereadores realizou na noite de quarta-feira (20), em seu plenário, a Audiência Pública que trata sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020. Com destaque para as verbas destinadas à Saúde, Educação, Agricultura, Assistência Social e Obras.

O evento conduzido pela chefe de gabinete da Câmara, Florismar Rodrigues, teve a participação do prefeito Professor Claudionor (PDT), dos vereadores, secretários municipais e da sociedade civil organizada.O Vereador André do Sindicato (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, realçou a importância do encontro para o município. “Na audiência, as secretarias apresentam, de forma individualizada, os investimentos em obras e ações previstos para o próximo ano. A presença de todos será de suma importância, precisamos ouvir os munícipes de Nova Mamoré, para que possamos fazer todo o planejamento para o ano que vem”disse André.

Na oportunidade, Maria Luzineide, Coordenadora Municipal de Planejamento, fez uma explanação geral sobre a proposta da LOA 2020 e especificou os valores de repasses para as unidades orçamentáriasA previsão de receita é de R$ R$ 68.549.019,85 (sessenta e oito milhões quinhentos e quarenta e nove mil dezenove reais e oitenta e cinco centavos).

Segundo o prefeito Claudionor, a LOA é um dever para o exercício do próximo ano, feita a partir de uma projeção de arrecadação, elaborada pela secretaria de finanças. “É necessário apresentar valores dentro das expectativas das receitas e as despesas para que o governo possa funcionar de forma adequada, e atenda a legislação”, afirmou.

Os vereadores Jerry Barbosa (PTB), Anael Lima (MDB), André do Sindicato (PT) e Altamir Fochesatto (PDT) se manifestaram apresentando questionamentos e sugestões sobre os Projetos de Lei. Também esteve presente o vereador Célio Brito, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Domingos dos Santos, o secretário municipal de Educação, Gerry Salvaterra, o secretário de Finanças, José de Oliveira, Pe. Edmilson, Marcélio Brasileiro, Professor da UNIR, servidores do Legislativo e munícipes.